Espaço Sergio Brito
Rua Santo Amaro 44 .
Glória . Rio de Janeiro
Crítica ácida e ainda incrivelmente atual, o Homem da Cabeça de Papelão, adaptação da crônica de João do Rio, estreia curta temporada a partir do dia 10 de outubro no Espaço Sérgio Britto, na Glória, mais uma vez dirigida por João Batista que montou o espetáculo pela primeira vez em 2008. No elenco oito jovens atores formados pela CAL.
"Meu primeiro encontro com Antenor - o homem da cabeça de papelão - foi há mais de 10 anos atrás. Depois de me encantar com a história, transformei o conto de João do Rio em teatro e tive o prazer de levar essa curiosa saga à cena.
Vi como a história se comunicava com a platéia e como parecia, na época, ter sido escrita por alguém do nosso tempo. Nessa montagem, novas cenas e personagens foram acrescentados, mas a mensagem de João do Rio de mantêm", explica o diretor.
O conto de João do Rio se passa num país cujas semelhanças com o Brasil não são meras coincidências. No país do sol vive Antenor, um homem que desde criança tem problemas porque só sabe dizer a verdade. Um dia, cansado de sofrer, ele vai a um relojoeiro e resolve deixar lá a cabeça "desregulada". Em troca, ganha uma de papelão para usar durante o conserto da original. Essa cabeça de papelão, porém, revoluciona a vida de Antenor que passa a ter dúvidas se quer ou não voltar a usar a primeira. A história, situada em um realismo fantástico, mostra uma identificação muito grande com a atualidade, apesar de ter sido escrita no início do século passado. Antenor é um homem pressionado pela intransigência de uma sociedade que não aceita as diferenças e atribui grandes valores às mesquinharias humanas.
João Batista
-
Mauro Leite
Marcelo Alonso Neves
Wilson Reiz
Silas Pinto
Bruna Medeiros
Júlia Brandão
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Joel Tavares
Marcia Quarti